terça-feira, 20 de maio de 2008

- Garçom, ideologia por favor.



Amenophis Dyogenes Fantin Santana*


No atual contexto pós-contemporâneo de esfacelamento dos esquemas ideológicos, fica evidente a necessidade de um novo plano para substituir o atual método comportamental. É sabido historicamente que, os mecanismos ideológicos passam por processos cíclicos, ou seja, de tempos em tempos a roupagem muda, mas, o esqueleto permanece. A estrutura social, política e econômica a qual consideramos única, nada mais é do que a consolidação unitária apoteótica e conceitual da apologia consumidora que adquirimos pela tradição de nossos hábitos metafisizados, ao qual não sabemos definir de forma precisa, a origem de nossos atos.

Na sociedade moderna onde o capitalismo “predatório” é uma realidade consolidada, vem se mostrando temível por apresentar debilidade do ponto de vista da auto-suficiência tanto no que diz respeito nas relações sociais como no ambiental. A lógica econômica globalizada acabou por intensificar uma força eletromotriz chamada mercado. Nos últimos cinqüenta anos foi desenvolvida uma rede industrial e comercial que busca incessantemente a minimização das despesas e maximização dos lucros de forma progressiva e sem limites, logo, os resultados empíricos dessa bomba-relógio e a disseminação das desigualdades sociais e o esgotamento dos recursos naturais.

Na esteira desse raciocínio, a problemática a uma substituição do mecanismo norteador da sociedade, e que não há um novo método de suprir o atual sistema a curto prazo, de forma que a incógnita gerada pela incerteza do futuro, gera uma verdadeira corrida pela busca da tese que irá sobreviver ao processo turbulento. Portanto, os esforços para solucionar as anomalias capitalistas ainda se mostram ineficientes, contudo, em pouco tempo haverá a certeza da adequação, uma modificação sistêmica para a busca do equilíbrio, disso depende a humanidade.


*Amenophis é acadêmico do curso de Direito na Facimp


Um comentário:

Unknown disse...

Amenophis queria saber se vc fez o concurso da PMBA de 2008, pois fiquei em 338 e vc " " ficou em 339 na colocação geral, o fato é que era necessário chamar mais 70 candidatos e so foram chamados 67 ficando eu, vc e outro candidato por nome Everton, queria saber se vc tem interesse em correr atrás disso, e se tiver entre em contato comigo pelo e-mail ferrari1982rose@hotmail.com ou tel: (73) 3534 1246 meu nome é Carlos Ferrari, obrigado.