quarta-feira, 12 de março de 2008

Persuadores ocultos



E um fato inegável nas modernas democracias, que a propaganda comercial e a propaganda política aproveitam-se, sem nobreza - de forma que suscita até repugnância – dos estudos da psicologia, psiquiatria e sociologia, uma vez que tais estudos buscam aprofundar o entendimento dos comportamentos sociais e da conduta humana, são usados de forma a nos persuadir ocultamente. Vance Peckrad afirma que “esta se fazendo esforços em grande escala, amiúde com impressionante êxito, para canalizar os nossos hábitos não raciocinados, nossas decisões de compra e os nossos processos mentais, por meio do emprego de conhecimentos proporcionados pelas ciências sociais.
Tais esforços se desenvolvem abaixo de nosso nível consciente, de modo que os estímulos que nos movem, estão ocultos”.
O uso da ”psicanálise das massas” para orientar campanhas comerciais de qualquer natureza, se converteu na base de uma indústria que maneja muitos milhões de dólares. A procura incerta de outras épocas foi substituída por profissionais que encontram meios mais rápidos e eficazes de nos vender suas mercadorias, produtos, serviços, idéias, atitudes, marcas, metas, imagem e até estado de espírito, onde tais artifícios são cada vez mais usados pelos comerciantes, homens de negócio, arrecadadores de fundos para empresas culturais e beneficentes e obviamente pelos políticos.
Os especialistas em estabelecerem estas técnicas, investigam os porquês de nossas condutas, para com isso, manipularem mais eficazmente em seu próprio beneficio nossos hábitos e nossas preferências. Isso nos leva a indagar por que temos insegurança sobre determinadas coisas; por que gostamos dos automóveis esportivos e dinâmicos; por que compramos uma casa para nela instalar nossa família e nosso lar; por que os homens fumam cigarros, mesmo sabendo que é prejudicial à saúde; por que as donas de casa caem tipicamente numa espécie de transe hipnótica quando entram num supermercado; por que as crianças gostam dos cereais que produzem estalidos ou crepitação.
Mas, exemplos sombrios de novos persuadores estão surgindo não só no campo comercial, mas também no campo político. A maioria de presidentes de partidos políticos, mostra sua mentalidade de comerciante “relativo” ao falar de seus candidatos como produtos que estão à venda em uma prateleira de supermercado, por que logicamente, trabalham com a manipulação dos tecidos das mentes humanas, logo, todo esse manipular e indagar tem os seus aspectos “construtivos” e “divertidos”, que resultam em implicações anti-sociais muito serias, isso é antes de tudo, um retrocesso á um progresso para o homem em seus exaustivos esforços para converte-se num ser racional capaz de dirigir-se por si mesmo.
Logo, as forças inconscientes que nos movem estão averiguando as nossas debilidades e fraquezas, com a esperança de poder influenciar de modo mais eficaz as nossas condutas, de forma que, a idéia de que se possa vender não só mercadorias e produtos, mas, candidatos a altos postos públicos como se fossem alimentos para o desjejum, é uma das maiores indignidades no processo utópico da democracia mundial e brasileira.


Amenophis Dyogenes Fantin Santana.


Um comentário:

Anônimo disse...

Outro testo excelente. Me fez lembrar da forma como esse poder quaternário atua diretamente na política do país não só através da propaganda mas sim com toda a influência financeira, através das trocas de favores e concessões. Outro texto muito bom, meus parabéns!